Biografia

13265977_1107677522603814_4902138194827699971_n

Nascido em 1982 na cidade de Belo Horizonte, o compositor, pianista e professor de piano Pedro Lutterbach reside atualmente no Rio de Janeiro.

Começa seus estudos aos 12 e aos 15 anos inicia suas apresentações como pianista em festivais, concertos solo e de câmara, interpretando peças próprias e de outros compositores, até concluir sua graduação em piano no Conservatório Brasileiro de Música orientado pelas pianistas Maria Tereza Soares e Maria Teresa Madeira no ano de 2006.

Estudou regência com o maestro fundador e regente da Cia. Bachiana Brasileira, Ricardo Rocha. 

Sua obra “Quinteto nº1 para sopros” obteve o segundo lugar no 4º concurso internacional de composição de Povoa de Varzim em Portugal tendo sido tocada e gravada ao vivo pela Camerata Senza Misura, além de ter sido tocada na rádio em Portugal.

Em 2009 estudou composição com o premiado compositor Alexandre Schubert e, no ano seguinte, com Caio Sena na Uni-Rio

Gravou dois discos de piano solo autorais. O primeiro em 2013 “Acordecor” e o segundo em 2015 “Jazz Ideas”.

Sua obra para orquestra “O Coração do Curupira” ficou entre as três vencedoras de um dos concursos mais importantes do Brasil de composição orquestral, o Tinta Fresca promovido pela orquestra Filarmônica de Minas Gerais e teve sua estreia no dia 25 de maio de 2016 na sala Minas Gerais em Belo Horizonte.

A obra para quarteto de cordas chamada “Quarteto em Blocos” teve estréia em 2016 no panorama de música brasileira atual no salão Leopoldo Miguez na UFRJ, interpretada pelo quarteto Atlântico.

Em 2017, sua peça “O Coração do Curupira” foi exibida nos concertos dos dias 5 e 6 de outubro sob a batuta do maestro Fabio Mechetti e tocado pela Filarmônica de Minas mais uma vez.

Seu trabalho mostra influências de compositores de diferentes períodos.

Atualmente ensina musicalização infantil, teclado, piano na escola de música Antônio Adolfo(curso livre), dá aulas particulares e interpreta suas obras e de outros compositores brasileiros.

compositor se propõe a fazer música que saia dos limites da erudição e procura atingir um público variado com o trabalho “Jazz Ideas”, trata-se de pequenos improvisos escritos com influência de jazz. Busca também difundir a música brasileira através de seu canal no Youtube chamado PianoBrasileiro, onde toca arranjos próprios de compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Egberto Gismonti e interpreta Radamés Gnatalli, Ernesto Nazareth etc. O compositor busca através do game chamado “Synthesia” atrair um público mais diversificado criando uma atmosfera lúdica visualmente.


4 thoughts on “Biografia

Leave a Reply

Your email address will not be published.